PRAZO PARA RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO VAI ATÉ 09 DE MAIO

“ Eleitores de Carmo do Paranaíba terão até o dia 09 de maio para recadastrar a biometria”

O prazo final para o eleitor de Carmo do Paranaíba requerer alistamento eleitoral, transferência de domicílio e regularização do título, bem como para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar transferência para seção especial, vai até o dia 09 de maio. Para o eleitor que quer evitar filas e transtorno é fundamental o comparecimento antecipado ao Cartório Eleitoral de Carmo do Paranaíba.

O eleitor que realizar alistamento, revisão ou transferência até dia 09 de maio terá os seus dados biométricos cadastrados para participar das eleições de 07 de outubro. É necessário agendar dia e horário para ser atendido no Cartório Eleitoral através do telefone 148 ou pelo site do TER-MG (www.tre-mg.jus.br). O agendamento também pode ser feito na sede do Cartório Eleitoral da 76º zona eleitoral de Carmo do Paranaíba, situado na rua Prefeito João Luis de Carvalho- Rosário.

O sistema biométrico identifica o eleitor através do reconhecimento da impressão digital por meio de um leitor biométrico. A biometria proporciona mais segurança no processo eleitoral, impedindo fraudes durante a votação.  Ao efetuar o cadastro biométrico, o eleitor terá a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica. O processo garante mais segurança e transparência durante o voto.

No caso dos eleitores com deficiência física ou mobilidade reduzida é necessário solicitar transferência para uma sessão de fácil acesso. Para isto, é preciso que o eleitor esteja atento ao prazo final – 09 de maio. Segundo Priscila Rochelli Faria Baggi, chefe do Cartório da 76º zona eleitoral, já houve casos onde o eleitor, no dia da eleição, esperava que a urna fosse até sua residência, pois não podia se locomover ou subir escadas. Em Carmo do Paranaíba existem duas seções especiais (de fácil acesso), na escola Leôncio Ferreira de Melo e no colégio Professor José Hugo Guimarães. Estas seções especiais são destinadas para pessoas com deficiência física ou que estejam com mobilidade reduzida permanente ou temporária. Idosos com dificuldade de locomoção também poderão fazer uso das seções especiais.

É importante que o eleitor se antecipe e procure o Cartório Eleitoral de Carmo do Paranaíba para fazer o primeiro título, transferência ou qualquer outra solicitação. Deixar para a ultima hora é correr o risco de ficar sem documento e não participar das eleições 2018. Para obter informações sobre os documentos necessários para regularizar a situação com a justiça eleitoral, o eleitor deve ligar no número 148 ou acessar o site do TER-MG na internet. Fuja da fila!