105 ANOS DE HISTÓRIA DA E.E. LEÔNCIO FERREIRA DE MELO

105 ANOS DE HISTÓRIA DA E.E. LEÔNCIO FERREIRA DE MELO

19 de abril foi dia de comemorar os 105 anos da Escola Estadual Leôncio Ferreira de Melo(antigo Grupo do Meio) que hoje esta sob o comando da diretora Valkiria Veloso. Uma história de formação, ensinamentos e amor às pessoas ao longo de sua existência. A Escola Estadual “Leôncio Ferreira de Melo” criada em 1913, oficialmente, pelo decreto 4059 de 16/12/13, denominada Grupo Escolar “Winston Churchill”. Em 1954 o prédio foi totalmente destruído por um incêndio, destruindo todo o arquivo. Em 1º/10/1959 foi construído novo prédio, no mesmo endereço, voltando a funcionar a escola em sede própria, depois de passar por vários locais na cidade. Aos 10/03/1960 a Escola muda sua denominação, passando a Grupo Escolar “Leôncio Ferreira de Melo”, uma justa homenagem a quem se empenhou por sua criação. Em 31/01/1998 a E. E. “Leôncio Ferreira de Melo” foi municipalizada, de acordo com a Resolução SEE nº 8471/98 e em 31/12/2000, com o término das adjunções, a Escola “Leôncio Ferreira de Melo” volta ao âmbito estadual, denominada E. E. “Leôncio Ferreira de Melo”. Em 2003 o prédio da Escola foi interditado devido às precárias condições físicas. A Escola passou a desenvolver suas atividades letivas em um prédio localizado na Rua São Pedro, nº 544, no bairro Lagoinha.

Em 2005 teve início à construção de novo prédio por não haver possibilidade de reforma. A nova sede, com doze salas de aula e demais dependências, foi construída em dois pavimentos, sendo concluída em agosto de 2006. Os alunos, oriundos da zona rural e da cidade trazem uma bagagem cultural diversificada, muito rica para o crescimento sociocultural e pedagógico de toda a comunidade escolar. Além do potencial trazido pelos alunos e seus familiares, a Escola “Leôncio” conta com uma equipe de profissionais responsáveis que trabalham incansavelmente pela credibilidade e respeito diante da comunidade local, dando continuidade à sua história de compromisso com a educação de qualidade.

Ao longo dos anos foram muitos os profissionais que tiveram êxito a partir do estudo que receberam na Escola Leôncio, grandes projetos executados: Disciplina – Integração – Valores – Saúde – Meio Ambiente – Família – Leitura – Informática – Prevenção contra Drogras – Esportes e tantos outros. A Escola Estadual Leôncio Ferreira de Melo atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nas comemorações houveram muitas atividades entre os alunos, professores, e palestra com o Prefeito Municipal Dr. César Caetano de Almeida Filho que falou sobre a Valorização da Escola, Professores e futuro dos alunos.

Toda comunidade carmense parabenizam a todos que construíram e se dedicaram com muito amor e carinho a Escola Estadual Leôncio Ferreira de Melo, desejando muitas conquistas nos anos vindouros.

FONTES E FOTOS: INTERNET