CARMO DO PARANAÍBA 131 ANOS

CARMO DO PARANAÍBA 131 ANOS

Hoje (04/10) Carmo do Paranaíba completa seus 131 anos de emancipação política. Carmo do Paranaíba foi oficialmente fundada no dia 25 de dezembro de 1835, quando foi fixado o Cruzeiro no local onde seria construída a Matriz de Nossa Senhora do Carmo, e celebrada a primeira missa no “Arraial Novo”, como era chamada a cidade na época. Em 17 de março de 1879, ocorreu a instalação da Vila do Carmo do Paranahyba.  A lei nº 3.464, de 04 de outubro de 1887, sancionada no dia 19 do mesmo mês pelo Governador da Província, Luiz Eugênio Horta Barbosa, conferiu-lhe a prerrogativa de cidade, da qual tomou posse no dia 20 de abril de 1889, após terem sido preenchidas todas as exigências legais. O dia 04 de outubro foi escolhido como a data de aniversário da cidade, oficializada na Lei Orgânica. Vale ressaltar também que nesta data 04 de outubro é comemorado o dia de São Francisco de Assis, o santo que renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.

 

Economia, artesanato e culinária

Desde o início, a principal fonte econômica do Município se assenta na agricultura e agropecuária, com destaque para a cafeicultura, setor que absorve maior parte da mão de obra não qualificada. O café produzido na cidade hoje é, em quase totalidade, exportado principalmente para a Europa. Os demais produtos da agricultura local são: milho, arroz, feijão, cenoura, tomate e batata. O artesanato é bastante diversificado, fazendo-se presente em diversas áreas: cerâmica, metal, couro, tapeçaria, madeira, palha e bambu. A comida típica carmense é variada e saborosa, destacando-se os biscoitos, comidas feitas com milho e seus derivados, além de doces caseiros.

A partir dos anos 2000 a cidade começou a ser estruturada e desta forma segurando mais seu povo que anteriormente saiam muito para os grandes centros em busca de melhores estudos e oportunidades de crescimento pessoal. Outro fator preponderante para o desenvolvimento do município foi o envio de recursos dos cidadãos que se mudaram principalmente para os Estados Unidos, Inglaterra e outros países com poderio econômicos mais avantajados do que nós.

Hoje mesmo com as dificuldades econômicas que atravessa o país a cidade vem sendo bem conduzida pelos seus gestores de forma tranquila e harmônica, sempre interligadas na maioria das vezes entre o poder executivo, legislativo e judiciário. Hoje Carmo do Paranaíba conta com uma população estimada em 30.324 habitantes. Tem como prefeito municipal César Caetano de Almeida Filho e Vice Gilberto Fonseca Ribeiro e Presidente da Câmara Municipal Jader Quintino Alves.

Devido a falta de recursos este ano de 2018 a prefeitura municipal não organizar nenhuma festividade comemorativo de seu aniversário, ficando para o povo carmense a oportunidade de participarem da 2ª. Festa do Café a ser realizada a partir do dia 09 de Outubro indo até dia 14 com grandes atrações: Rodeio, Shows, Som Automotivo, Encontro de Produtores, entre outros destaques promovidos por Albert Reis Promoções de Eventos. “Salve Carmo do Paranaíba, terra de cantos e luz que tem como sentinela a igrejinha de Santa Cruz”

PARABÉNS CARMO DO PARANAÍBA – HOMENAGEM DE TODOS OS COLABORADORES DA RÁDIO PLANETA – UMA CIDADE SÓ SE DESENVOLVE E CRESCE QUANDO AS PESSOAS VALORIZAM O QUE TEM.

Fotos e fontes: Internet