CARMO DO PARANAÍBA RECEBE O SELO + TURISMO
CARMO DO PARANAÍBA RECEBE O SELO + TURISMO
Cidade é a nona de Minas Gerais a conseguir o título, que é concedido pelo Ministério do Turismo
A cidade de Carmo do Paranaíba, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, deu mais um passo importante para alavancar o turismo local. No último dia 12, o prefeito da cidade, Cesar Caetano Filho, recebeu das mãos do ministro interino do Turismo, Hercy Alves, o Selo + Turismo.
A cerimônia foi realizada no Ministério do Turismo, em Brasília. Este o nono selo concedido para cidades mineiras. Além de Carmo do Paranaíba, integram a lista os municípios de Congonhas, São João da Lagoa, Muriaé, Poços de Caldas, Mirabela, Itacarambi, Carmo do Cajuru e Cambuquira. Além disso, outros três foram concedidos para iniciativa privada.
Na prática, o título tem como objetivo apoiar cidades do Brasil que integram o Mapa Brasileiro do Turismo. O título representa uma forma de gerir e estruturar destinos turísticos brasileiros, dando visibilidade e contribuindo para a geração de emprego e renda, além de promover a inclusão social das localidades. O programa possui como diferencial o apoio a organizações tanto públicas quanto privadas que buscam investir no setor turístico.
“Minas Gerais tem uma marca importante, uma identidade. É isto que precisa ser valorizado”, afirmou Hercy Alves. Já o prefeito César Caetano Filho aposta na “mineiridade” para alcançar o sucesso. “O que queremos e vamos fazer é valorizar as tradições de Minas Gerais, seja na culinária, cultura ou qualquer outra área”, disse. Além disso, ele destacou que pretende investir em capacitação, melhorar a infraestrutura e na promoção de eventos. “Queremos levar esta cultura para as escolas, gerar oportunidade e capacitar nossos moradores, inclusive aquele pequeno produtor da roça”. Um dos exemplos citados por ele é a chamada Feira da Roça, que é realizada no município e se tornou um ponto de encontro para toda a população carmense.
De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a expectativa é de que resultados como esse apareçam em outros municípios do país e transformem a vida da população local. “Este selo é uma valiosa contribuição ao fortalecimento do turismo, impulsionando a cadeia produtiva, dessa região de Minas, de forma sustentável pelo viés econômico e social”, pontuou.
Como participar
Para participar do programa, o município deve estar inscrito no Mapa do Turismo Brasileiro. Também podem pleitear o programa empresários, empreendedores e investidores do setor. Por meio do site do Prodetur (www.prodetur.turismo.gov.br), o interessado deve inscrever a proposta e aguardar as orientações do Ministério do Turismo.
Matéria e Fotos: (Ascom Ministério do Turismo)