Instituto oferece bolsa de R$ 900 para medalhistas da OBMEP

Um dos requisitos é cursar graduação em universidade pública

Voltado a impulsionar a ciência no Brasil, o Instituto D’OR Ciência Pioneira (IDOR) vai oferecer bolsa de R$ 900 mensais a dez estudantes aprovados em universidades públicas. O auxílio será pago até o fim da graduação, para cobrir despesas com acomodação, alimentação e deslocamento.

O grupo se soma a outros dez bolsistas. Todos com um ponto em comum: foram medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e ingressaram em cursos de graduação das áreas da saúde e biológicas, como medicina, bioquímica e enfermagem.

O projeto é uma parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que promove a OBMEP.

“A intenção da bolsa é possibilitar que o jovem tenha mais tranquilidade e tempo para dedicar aos estudos e a outros projetos focados na sua carreira acadêmica e profissional, como a iniciação científica e a pesquisa”, afirma a diretora executiva de filantropia do IDOR Ciência Pioneira, Roberta Marques.

O diretor adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Jorge Vitório Pereira, disse que “a OBMEP sempre teve o compromisso de abrir portas para jovens talentos, aproximando-os da universidade e ampliando seus horizontes em todas as áreas do conhecimento” e que a parceria com o IDOR Ciência Pioneira fortalece as oportunidades para carreiras médicas.

Dos alunos que irão receber a bolsa, nove são de medicina e um de enfermagem. Sete são do Nordeste (Piauí, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco), um do Sul (Paraná), um do Centro-Oeste (Goiás) e um do Sudeste (Espírito Santo). 

Medalhista da OBMEP cinco vezes (bronze, prata e ouro) e cursando o segundo ano de medicina na Universidade Federal de Goiás, o maranhense Luis Patrício Barros, 19 anos, descobriu a iniciativa pelas redes sociais. O auxílio tem o ajudado a custear a moradia e o deslocamento.

“Meus pais trabalham na roça, e muito do que a gente plantava era para nossa alimentação. Passei a ter esses gastos com aluguel, alimentação e congressos. Também usei o dinheiro da bolsa para materiais e me auxiliar nos estudos.”

Ele conta como tem usado os ensinamentos da matemática na medicina. “Antes, se via uma questão difícil de matemática, ficava pensando até que, dois dias depois, resolvia. Hoje, quando vejo uma aula difícil, lembro disso e sei que, se estudar, vou conseguir.”

Para receber a bolsa, o aluno precisa ter sido aprovado em universidade pública, medalhista da OBMEP e ter renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo. O apoio é renovado anualmente e vinculado ao desempenho na graduação.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação policial em São Gotardo resulta na prisão de envolvidos em furto, receptação, tráfico de drogas e posse ilegal de arma

Durante diligências realizadas pela Polícia Militar em decorrência do furto de uma motocicleta ocorrido na madrugada do dia 10 de abril, em São Gotardo, os autores do crime foram localizados e presos. A partir das informações obtidas com os envolvidos, as guarnições iniciaram o rastreamento com o objetivo de recuperar o veículo furtado e identificar outros participantes nos delitos. Ao chegarem à residência do suspeito de receptação, os militares iniciaram as buscas. Na área externa do imóvel, foi localizada uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor preta, sem placa e com diversas peças ausentes — características compatíveis com a motocicleta furtada. Também foi identificado um Fiat Palio EDX, de cor cinza, com descrição idêntica à de um veículo furtado de um pátio credenciado ao Detran, em São Gotardo, no dia 5 de abril de 2025. Ambos estavam estacionados na garagem. A motocicleta apresentava sinais claros de desmanche, estando sem carenagens, farol, escapamento, placa de identificação e retrovisores. Outras peças e acessórios de motocicletas foram localizados no local, reforçando a suspeita de que a área era utilizada como ponto de desmanche de veículos. Durante a averiguação no interior da residência, no quarto do suspeito, foram encontradas uma balança de precisão, uma máquina de cartão, cadernos com anotações de pagamentos e dívidas, além de oito comprimidos com características semelhantes às do ecstasy, que estavam no bolso de uma bermuda pertencente ao autor. No porta-luvas do Fiat Palio, os policiais encontraram um simulacro de pistola. Já em uma caixa localizada na garagem, havia uma garrucha calibre .32 cromada, de cano duplo e sem número de registro visível. Na mesma caixa, foram encontradas munições calibre .44 e diversas embalagens plásticas do tipo “zip-lock”, semelhantes às utilizadas para acondicionar entorpecentes. Durante a remoção dos veículos pelo guincho credenciado, o motorista reconheceu uma caixa de som rosa e amarela com alto-falante preto, localizada na garagem, como sendo a mesma furtada de um veículo no pátio credenciado. Vale destacar que esse pátio tem sido alvo recorrente de furtos e invasões nos últimos meses. Além das prisões e apreensões, a ação evidenciou a atuação de uma possível associação criminosa voltada ao furto e desmanche de veículos, com indícios de envolvimento no tráfico de drogas. As investigações prosseguem no intuito de identificar outros membros da quadrilha e apurar a extensão dos crimes praticados. Diante dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante pelos crimes de receptação, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, sendo conduzido, juntamente com os materiais apreendidos e os veículos recuperados, às autoridades competentes para as providências legais. Polícia Militar de Minas Gerais: rumo aos 250 anos.

Read More »

Jovem de 19 Anos é Preso por Tráfico de Drogas e Corrupção de Menores em Patos de Minas

Na tarde desta quinta-feira (11), durante patrulhamento pela Avenida Marabá, em Patos de Minas, a Polícia Militar abordou dois adolescentes já conhecidos no meio policial por envolvimento em crimes contra o patrimônio. Ao perceberem a aproximação da viatura, ambos demonstraram nervosismo, motivando a abordagem. Durante a busca pessoal, um dos menores confessou portar três “baseadinhos” de maconha para uso próprio, acondicionados em embalagens plásticas de cores variadas. O outro adolescente carregava dois tabletes médios da mesma substância em sua pochete, além de um canivete e uma tesoura, instrumentos comumente utilizados para o fracionamento da droga. Questionados, os menores revelaram que adquiriram os entorpecentes de um indivíduo com tatuagem de aranha no pescoço, que usava bermuda preta e camiseta vermelha. Eles também indicaram o endereço onde o suspeito estaria. A equipe policial se dirigiu ao local indicado, realizou o cerco e procedeu com a entrada no imóvel. O suspeito, de 19 anos, acatou as ordens e foi submetido à busca pessoal, sendo localizada substância análoga à maconha em seu bolso. No interior do quarto, os militares encontraram uma balança de precisão, diversos invólucros plásticos com maconha, um tablete maior escondido em uma meia, além de porções da droga dentro de calçados, certa quantia em dinheiro e dois aparelhos celulares. Todo o material apreendido apresentava semelhança com os entorpecentes encontrados com os menores, fortalecendo a evidência de tráfico de drogas. Diante dos fatos, os adolescentes foram apreendidos por uso e consumo de drogas e apresentados ilesos, acompanhados de suas genitoras, para as providências legais. O autor, por sua vez, recebeu voz de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção de menores, sendo conduzido ileso, junto com os materiais apreendidos, à autoridade policial competente. Polícia Militar de Minas Gerais — Rumo aos 250 anos, com você, por uma sociedade mais segura.

Read More »

Cemig alerta para a importância da revisão de instalações elétricas de imóveis

Atuação preventiva é válida para todos os tipos de imóveis e contribui com a segurança e economia de energia Curtos-circuitos, superaquecimento em tomadas e choque em torneiras de chuveiro são exemplos de situações que apontam possíveis falhas na instalação elétrica dos imóveis, o que pode provocar acidentes e aumento no consumo de energia da instalação. Pensando nisso, a Cemig vem alertar para a importância de se realizar a manutenção das instalações elétricas dos imóveis, independente da finalidade de sua ocupação, seja residencial, comercial ou industrial. Com a chegada do outono, estação caracterizada pela redução das chuvas, muitas pessoas se utilizam desse período para realizar reformas e manutenções prediais. Essa necessidade, muitas vezes, é identificada durante o período chuvoso, mas só pode ser viabilizada apenas com a ausência de chuvas. Porém, geralmente os clientes direcionam para pintura de paredes e manutenção de telhados, mas se esquecem de revisar as instalações elétricas. “Observamos uma mudança no perfil de utilização da eletricidade nos últimos anos, com maior uso de equipamentos elétricos nos imóveis. De maneira geral, esse aumento de aparelhos não foi acompanhado por um redimensionamento de fiação, uma modernização dos circuitos nas instalações, que pode sofrer superaquecimento e contribuir para o desperdício de energia, colocando a instalação elétrica e todo o imóvel com risco de incêndios”, destaca Demétrio Aguiar, engenheiro eletricista da Cemig. O especialista observa que para evitar acidentes é fundamental agir de forma preventiva, mas sem improvisos. “A recomendação é contratar um eletricista ou outro profissional qualificado para verificar o dimensionamento dos circuitos, quadros elétricos, tomadas e demais elementos existentes e promover as adequações necessárias”. Segurança A principal vantagem de uma revisão das instalações elétricas é garantir a segurança das pessoas e do imóvel. Circuitos bem dimensionados evitam situações que causam aquecimento, choque e até mesmo incêndios que podem expor vidas a riscos desnecessários, além de colocar o patrimônio em situação vulnerável a perdas provocadas por curtos-circuitos e até mesmo incêndio. “As ‘gambiarras’ e os ‘jeitinhos’ nas instalações elétricas são totalmente desaconselháveis e perigosos. Por isso, é fundamental que toda a casa tenha um projeto elétrico, o que facilita a manutenção e até a avaliação para o acréscimo de novas cargas no imóvel”, complementa Demétrio Aguiar. O aterramento elétrico é outra prática que deve ser observada. É por meio deste tipo de instalação técnica que os equipamentos e instalações elétricas são protegidos, pois são conectados ao solo, o que dissipa eventuais fugas de energia, conservando equipamentos e preservando vidas. Economia  Uma instalação elétrica bem dimensionada gera efeitos econômicos positivos que reduzem o consumo de energia elétrica. A substituição de fios antigos por outros mais adequados à necessidade atual apresentam menor índice de perdas e tornam o uso da energia mais eficiente, reduzindo o consumo dos equipamentos apenas ao necessário. Demetrio Aguiar explica que “outro aspecto que passa despercebido são conexões malfeitas. A fiação geralmente se encontra embutida em paredes ou em forros e tetos dos imóveis e, por não estar aparente, pode esconder fios e tomadas com emendas soltas, gerando prejuízos com desperdício de energia em consequência de superaquecimentos”, completa o especialista da Cemig. Em média, a revisão das instalações elétricas e utilização de equipamentos elétricos mais eficientes, que são aqueles que realizam a atividade que se propõem com menor consumo de energia, são hábitos que podem contribuir para uma redução média de 30% na conta de energia. Fonte: Cemig

Read More »

Celular Seguro começa a emitir alerta de bloqueio de aparelhos

Quem não tiver nota fiscal vai ter que devolver o celular A partir de agora, quem ativar o celular que teve alerta de bloqueio emitido pelo programa Celular Seguro, vai receber uma notificação avisando que se trata de um aparelho roubado, furtado ou perdido.  As mensagens serão enviadas assim que um novo chip for inserido no aparelho que teve a restrição ativada. O alerta vai para o WhatsApp do usuário, enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de dois números de telefone oficiais: 2025-3003 ou 2025-3000.   Quem receber esse alerta fica ciente de que se trata de um aparelho que pode ter sido roubado ou furtado, e deve acessar o site do programa Celular Seguro para receber instruções sobre o que fazer.   A pessoa que receber o alerta precisa ir a uma delegacia de Polícia Civil, para regularizar a situação e apresentar a nota fiscal do aparelho. Se não tiver a nota para comprovar que é a dona do celular, o aparelho deve ser devolvido.   O celular que recebe o alerta geralmente é roubado, furtado ou perdido. Quem passa por isso deve solicitar o bloqueio no Modo Recuperação, na ferramenta Celular Seguro.   Com a emissão da mensagem de alerta, o Ministério da Justiça quer devolver às vítimas o celular roubado ou furtado, descobrir a pessoa que cometeu o crime, que acaba vendendo para quem nem sempre sabe de onde vêm o aparelho, e também combater a prática criminosa.  Para evitar a compra de celulares roubados, a pessoa deve acessar a opção Celulares com Restrição, no aplicativo ou site Celular Seguro, informar o Imei, que é o número de identificação com 15 dígitos que cada aparelho tem de fábrica. É como se fosse o chassi de um carro. A consulta é muito simples: basta digitar no teclado do próprio aparelho a ser consultado as teclas *#06#.  Fonte: Agência Brasil

Read More »

Foragido da Justiça é Preso Durante Ação da Polícia Militar Rodoviária

Indivíduo com mandado de prisão por embriaguez ao volante é localizado após tentativa de fuga na BR-354, em Rio Paranaíba. Durante uma operação da Polícia Militar Rodoviária, na altura do km 332 da rodovia BR-354, no município de Rio Paranaíba, um veículo Chevrolet Astra, de cor prata, ao avistar a presença policial, realizou uma manobra de retorno brusco. Foi possível visualizar a placa de identificação, mas não houve êxito na abordagem imediata. De posse das informações do veículo, a equipe policial se deslocou até o endereço do proprietário, onde foi localizado um indivíduo de 37 anos de idade. Ele confirmou ser o proprietário do carro, mas afirmou que o havia vendido há aproximadamente um ano. Ao realizar consulta ao sistema informatizado, constatou-se a existência de um mandado de prisão em desfavor do proprietário, em virtude do crime de embriaguez ao volante. Diante dos fatos, o autor, que se encontrava ileso, foi informado de seus direitos constitucionais e conduzido à Delegacia de Plantão em Patos de Minas. Graças à ação estratégica e à persistência da equipe policial, mais um mandado de prisão foi cumprido, reforçando o compromisso da Polícia Militar Rodoviária com a segurança e a justiça nas rodovias de Minas Gerais. Acompanhe nas redes sociais 🚔 Polícia Militar Rodoviária: Os Anjos da Guarda dos Caminhos de Minas🔗 https://linktr.ee/policia_militar_rodoviaria_mg 🚨 2025: 54 ANOS CUIDANDO DA SUA SEGURANÇA NOS CAMINHOS DE MINAS 🚨

Read More »

Veículo Furtado é Recuperado Pela Polícia Militar Rodoviária na MG-410

Ação rápida e coordenada das forças policiais resulta na recuperação de veículo furtado e apreensão de menores envolvidos. Após informações recebidas pela Polícia Militar de João Pinheiro de que um veículo VW Gol, de cor preta, havia sido furtado naquele município e que estaria seguindo em direção a Patos de Minas pela rodovia MG-410, a Polícia Militar Rodoviária iniciou de imediato os rastreamentos, com o objetivo de localizar e abordar o veículo. Uma equipe da Polícia Militar Rodoviária visualizou o carro transitando no sentido João Pinheiro – Presidente Olegário. Foi iniciado o acompanhamento e, na altura do km 78 da rodovia MG-410, com o apoio do Grupo Tático Rodoviário, foi realizada a abordagem do automóvel. Durante a abordagem, constatou-se que o veículo era ocupado por três menores de idade, os quais informaram que estavam a caminho de Patos de Minas. Como não foi possível localizar os responsáveis legais pelos menores, o Conselho Tutelar do município de Presidente Olegário foi acionado e acompanhou o registro da ocorrência até seu desfecho na Delegacia de Plantão em Patos de Minas. O veículo foi removido por um serviço de guincho credenciado pelo Detran-MG, para posterior restituição ao proprietário. Diante dos fatos, os menores infratores foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Plantão em Patos de Minas. Acompanhe nas redes sociais 🚔 Polícia Militar Rodoviária: Os Anjos da Guarda dos Caminhos de Minas🔗 https://linktr.ee/policia_militar_rodoviaria_mg 🚨 2025: 54 ANOS CUIDANDO DA SUA SEGURANÇA NOS CAMINHOS DE MINAS 🚨

Read More »

CONTATOS:

© 2025 Planeta Fm – 101.9

voltar ao topo