Outono começa com previsão de temperaturas acima de média

Estação começou nesta quinta-feira e termina no dia 20 de junho

O outono é considerado por muitos como a estação mais bonita do ano com céu azul intenso, temperaturas mais agradáveis que o verão e uma bela luminosidade. O outono no Brasil começou nesta quinta-feira (20), à 6h01 e termina no dia 20 de junho, às 23h42min (horário de Brasília).  

O outono é uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino

Segundo o prognóstico climático da estação produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nas regiões Norte e Nordeste ainda são registrados volumes importantes de chuva, em associação a atividade convectiva tropical e atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A estação também é caracterizada por incursões de massas de ar frio oriundas do sul do continente que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

Durante o outono, observam-se as primeiras ocorrências de fenômenos adversos, típicos do período, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás.

Região Sudeste

A previsão para o outono indica predomínio de chuvas abaixo da média histórica em toda a região. Contudo, não se descartam eventos de chuvas intensas na porção leste da região, devido a passagem de sistemas frontais sobre o oceano, que podem provocar instabilidades para estas áreas.

Para a temperatura, as previsões indicam valores acima da média histórica nos próximos meses. No entanto, há a possibilidade de incursões de massas de ar frio nos próximos meses, que poderão provocar queda nas temperaturas, especialmente em regiões de maior altitude.

Região Sul

A previsão indica condições desfavoráveis para as chuvas, com predomínio de chuvas abaixo da média histórica principalmente sobre os estados do Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No centro-sul do Rio Grande do Sul, a expectativa é de condições de chuvas variando entre próximas a acima da média.

Quanto às temperaturas, a previsão indica predomínio de valores acima da média histórica em grande parte da região. Entretanto, não se descarta a entrada das primeiras incursões de massas de ar frio em 2025 nos próximos meses, que podem provocar declínio de temperaturas na região, e de forma mais acentuada em regiões de maior altitude.

Região Centro-Oeste

A tendência para o outono é de chuvas abaixo da média histórica em grande parte da região. Porém, vale notar que é comum a redução de chuvas a partir de abril que representa um mês de transição entre o período chuvoso e o período seco desta região. Quanto às temperaturas, a previsão indica predomínio de valores acima da média histórica nos próximos meses.

Região Nordeste

A previsão climática indica condições desfavoráveis para as chuvas, com predomínio de condições de chuvas abaixo da média histórica no centro-sul da região. Assim como para a Região Norte, são previstas chuvas mais regulares sobre a porção norte da região, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua posição climatológica.

São previstos valores de temperatura do ar acima da média histórica em grande parte da região nos próximos meses. Entretanto, temperaturas mais amenas poderão ser registradas sobre a costa norte da região em relação a porção central (interior), devido a ocorrência de dias consecutivos de chuva.

Região Norte

A previsão climática, realizada pelo INMET/CPTEC-INPE para os meses de abril a junho de 2025, indica condições favoráveis para o predomínio de chuvas acima da média histórica no centro-norte da Região Norte. Para as áreas do sul da Região Norte, a previsão é de condições favoráveis para chuvas próximas ou abaixo da média durante o trimestre.

A temperatura média do ar é prevista para prevalecer acima da média histórica em praticamente toda a região, com valores podendo atingir 1 a 2ºC acima da média, no sudeste do Pará e oeste do Tocantins.

Hortaliças

O agrônomo Ítalo Ludke, chefe de transferência e tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Hortaliças, explica que nesta época do ano, no Centro-Oeste, é quando os produtores de hortaliças começam a preparar as áreas e cultivos em campo aberto. No Distrito Federal, se iniciam os plantios de morango em campo aberto.

“Só se começa a fazer o plantio protegido em outubro, quando começa a chover. Assim ocorre com várias outras culturas, tomate, pimentão, brócolis, folhosas como alface, couve, os temperos, é possível fazer nessa época com irrigação na região Centro-Oeste onde tem esse período bem definido de chuva e seca, os produtores fazem esse cultivo de hortaliças em campo aberto, sem proteção nenhuma. Nessa região do Centro-Oeste que se expande para parte do Sudeste e parte do Nordeste, tem predomínio de produção de hortaliças em campo aberto”, disse o agrônomo.

Ele acrescenta que as cenouras que são cultivares adaptadas a esse período mais ameno, mais fresco, são plantadas em março e abril. “Alho praticamente em todo o país é plantado agora em março, abril e maio e a colheita é feita de setembro a novembro. Cebola também é plantada de março a maio e começa a colheita em junho e julho”.

Fonte: Agencia Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rádio é o meio mais confiável para os brasileiros entre todas as plataformas de informação, aponta pesquisa

São Paulo – Estudo da Ponto Map e V-Tracker, divulgado pelo Valor Econômico, revela que o rádio lidera o índice de credibilidade no Brasil, à frente de redes sociais, TV e mídia impressa O rádio aparece como o meio de comunicação mais confiável do país, segundo dados da pesquisa “Credibilidade das Mídias”, realizada pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker. O levantamento, divulgado pelo jornal Valor Econômico, revela que, apesar do aumento no consumo de conteúdo pelas redes sociais, os veículos tradicionais de imprensa seguem como referência de confiança entre os brasileiros. De acordo com o estudo, o rádio lidera o índice de credibilidade, com 81% da confiança do público. O meio, que também registra 47% de frequência de acesso, aparece à frente da TV fechada (75% de credibilidade) e da mídia impressa (68%). Em contraste, as redes sociais, embora sejam as mais acessadas (74% de frequência), alcançam apenas 41% de credibilidade. “Trata-se de um veículo com 81% de credibilidade que, mesmo assim, precisa explicar o tempo todo que continua forte e não acabou”, afirmou Juliana Paiva, gestora comercial da Rede Antena 1 e diretora da Radiodata, ao comentar e compartilhar o resultado da pesquisa. Para ela, o sucesso do rádio brasileiro pode ser explicado por características únicas. “Ele é 100% brasileiro, é local — mesmo quando é rede —, é auditado por terceiros, não ‘compra’ ouvintes, possui uma legislação que impede abusos e, além disso, é gratuito”, destacou.  Para Marilia Stabile, fundadora e presidente do conselho da Ponto Map, o resultado reforça o papel relevante do rádio no cenário informativo brasileiro em fala ao Valor Econômico. “Trata-se do veículo mais democrático de todos, pois chega em qualquer lugar do país e pode ser ouvido enquanto se executa outras atividades. No rádio se juntam dois universos: o jornalista local, que fala dos problemas da cidade, e os grandes nomes do jornalismo nacional, que têm seu espaço reservado na grade de programação”, explica a pesquisadora. Gráfico que mostra os resultados da pesquisa sobre credibilidade e uso / Valor Econômico Fonte: tudoradio.com

Read More »

Folia de Reis leva fé e solidariedade à Vila Vicentina – 06 de abril

No próximo dia 06 de abril, a tradição das Folias de Reis tomará conta da Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia “Vila Vicentina” em um evento repleto de música, devoção e solidariedade. Com cânticos emocionantes, os foliões irão percorrer o local levando alegria e reforçando a importância dessa manifestação cultural que atravessa gerações. Além de celebrar a fé e o simbolismo da jornada dos Três Reis Magos, a apresentação também será uma oportunidade para praticar o bem. Durante o evento, serão arrecadadas doações para os idosos da Vila Vicentina, promovendo um gesto de carinho e apoio a quem tanto precisa. Cada contribuição ajudará a tornar o dia ainda mais especial. Venha fazer parte desse momento único! Traga sua família, participe dessa linda tradição e ajude a espalhar amor e solidariedade. No dia 06 de abril, a partir do meio dia, esperamos por você na Vila Vicentina para juntos celebrarmos essa festa cheia de significado!

Read More »

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível

Envio do documento pelo celular também começa nesta terça Após duas semanas com informações parciais, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está disponível com dados completos a partir desta terça-feira (1º). O atraso ocorreu por causa da greve dos auditores-fiscais da Receita Federal. Também a partir desta terça, está disponível a declaração pelo celular e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Alternativas ao programa gerador do Imposto de Renda, os dois recursos de preenchimento também atrasaram por causa da greve. Além de acelerar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, a versão pré-preenchida dá prioridade no recebimento da restituição. Com todos os dados disponíveis, os contribuintes terão acesso automático às seguintes informações: •    Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf); •    Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob); •    Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed); •    Carnê-Leão Web. •    rendimentos isentos decorrentes de moléstia grave; •    códigos de juros; •    restituições recebidas no ano-calendário. •    saldos bancários; •    investimentos; •    imóveis adquiridos; •    doações realizadas no ano-calendário; •    criptoativos •    contas bancárias e ativos no exterior; •    contribuições para a previdência privada. Na etapa inicial de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, a Receita fornecia a declaração pré-preenchida apenas com os dados da Dirf, da Dimob, da Dimed e do Carnê-Leão Web. Outros dados foram acrescentados nos últimos dias, mas a declaração pré-preenchida ainda não estava completa. Declaração por celular A declaração pelo celular e feita por meio do aplicativo do Meu Imposto de Renda, sem a necessidade de baixar o programa no computador. O site do e-CAC também foi atualizado para permitir o preenchimento e o envio on-line. A Receita Federal pretende substituir o programa gerador da declaração (PGD), baixado nos computadores, pelo preenchimento on-line e por dispositivos móveis. No entanto, o Fisco ainda não forneceu uma data para a descontinuidade do PGD. “A gente tem investido muito forte na solução do Meu Imposto de Renda. Em algum momento vamos acabar com o PGD em prol dessa solução online, que é mais segura”, afirmou o supervisor nacional do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, durante a apresentação das regras, no mês passado. Prazo O prazo de envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 começou em 17 de março e vai até 30 de maio, às 23h59min59s. A Receita recomenda aos contribuintes que tenham toda a documentação em mãos para comparar com os dados fornecidos na pré-preenchida. Em caso de divergências, o contribuinte deve preencher as informações dos documentos. A Receita Federal espera receber, neste ano, 46,2 milhões de declarações. O número representa alta de quase 7% em relação ao número de entregas em 2024. Fonte: Agencia Brasil

Read More »

Furto em Residência: Polícia Militar Identifica Suspeito e Recupera Objetos Roubados

No domingo dia (30), a Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de furto em uma residência no bairro Belvedere. A vítima relatou que havia alugado o imóvel, mas ainda não havia se mudado, deixando apenas alguns pertences no local. Ao retornar, encontrou o portão e a porta da sala arrombados e percebeu o furto de um fogão cooktop e uma máquina de lavar de alta pressão. Buscando esclarecimentos, a vítima solicitou imagens das câmeras de segurança de um vizinho. As gravações registraram, às 21h30 do dia anterior, a chegada dos criminosos em um veículo VW/Gol vermelho com um detalhe branco no capô. O condutor estacionou em frente à casa enquanto os autores arrombaram o portão, invadiram o imóvel e furtaram os objetos antes de fugirem no carro. Com acesso às imagens, os policiais iniciaram rastreamentos e receberam informações anônimas sobre um suspeito já conhecido no meio policial, proprietário de um veículo com as mesmas características do utilizado no crime. Após o cruzamento de dados, a identidade do indivíduo foi confirmada. Durante as diligências, a equipe localizou o suspeito, um homem de 34 anos, que entregou os materiais furtados e alegou tê-los comprado por R$ 100,00 de um autor não identificado. Diante dos fatos, os itens foram apreendidos, e o suspeito foi preso e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais. Polícia Militar de Minas Gerais: rumo aos 250 anos!

Read More »

Empresa de laticínios investe R$ 291 milhões em expansão de fábrica e vai produzir mil toneladas de queijo por mês em Uberlândia

Apoiada pelo Governo de Minas, Lactalis vai construir uma nova planta no município do Triângulo Mineiro; em uma década no Brasil serão mais de R$ 1 bilhão investidos no estado Mais empregos e desenvolvimento socioeconômico estão garantidos para os mineiros, principal foco de trabalho da atual gestão do Governo de Minas. Dessa vez, graças aos novos investimentos privados anunciados pela empresa do ramo lácteo, Lactalis. Nesta sexta-feira (28/3), a indústria francesa confirmou o aporte de R$ 291 milhões na ampliação da unidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, até 2027. Esse investimento faz parte de um amplo projeto de expansão da empresa no estado, que conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua vinculada Invest Minas. A agência de atração de investimentos, inclusive, vem facilitando a implantação de projetos do grupo por meio de tratativas para incentivos de regimes tributários e a celebração de Protocolos de Intenções. A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, destaca o trabalho proativo da equipe técnica do Governo que possibilitou, com mais esse aporte, que a Lactalis chegasse a R$ 1 bilhão em investimentos no estado em sua primeira década no Brasil. “Historicamente, nosso estado sempre se destacou na produção nacional de leite e, nos últimos anos, estamos trazendo mais modernização e competitividade para esse mercado. A Lactalis é um grupo líder em laticínios do mundo, e que vem trazer para Minas mais oportunidades de emprego e também todo seu know-how em tecnologia”, ressalta Mila. Expansão O projeto de Uberlândia prevê a construção de uma nova planta de queijo prato com capacidade para processamento de 1 mil toneladas ao mês. Isso equivale a cerca de 10 milhões de litros de leite processados a cada 30 dias. A unidade ficará ao lado da fábrica de queijos muçarela, inaugurada em 2023, uma das mais modernas do país. O projeto ainda prevê a ampliação da linha de manteiga, o que elevará a capacidade do produto de 3,6 mil para 10 mil toneladas/ano. Segundo o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, esse novo investimento é fruto de uma agenda constante de diálogo e soluções que permitem a plena confiança da companhia nos mercados mineiros. “Estamos lado a lado com o grupo Lactalis e nos últimos anos temos feito anúncios de ampliação, modernização e melhorias em todas as unidades da multinacional instaladas no estado. Trabalhamos incessantemente para que grupos como este se sintam confortáveis em investir no estado, gerando mais empregos, renda e crescimento para nossos cidadãos”, celebrou. Investimentos superam R$ 1 bilhão Além do aporte no Triângulo Mineiro, o grupo tem outros investimentos previstos para as outras seis fábricas mineiras: Pará de Minas (R$ 103,5 milhões), Sete Lagoas (R$ 21,6 milhões), Sabará (R$ 18,5 milhões), Pouso Alto (R$ 17,2 milhões), Antônio Carlos (R$ 8 milhões) e Guanhães (R$ 2,3 milhões). Ao todo, a previsão é investir R$ 500 milhões nas operações em Minas até 2027. Somados aos R$ 526,9 milhões já aportados nos últimos anos, são mais de R$ 1 bilhão investidos no estado. “É um passo importante no processo de expansão da Lactalis no Brasil, fortalecendo ainda mais nossas operações em Minas Gerais, um estado que respira cultura leiteira, assim como nós da empresa. Minas foi um dos grandes terrenos dessa transformação ao lado do Sul do Brasil, e Uberlândia conquistou um papel estratégico com seu dinamismo logístico, potencial produtivo e produção leiteira qualificada”, salientou o CEO da Lactalis Brasil Roosevelt Júnior. A empresa Com mais de 90 anos, a Lactalis é líder mundial no mercado de lácteos, atua em 52 países, com mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil com a aquisição da Balkis, ampliando suas operações com a incorporação de ativos da LBR e Elebat, além de marcas como Batavo, Elegê e Parmalat no ano seguinte. Em 2019 adquiriu a Itambé e, em 2021, a Confepar. Em 2023, incorporou a DPA, assumindo as marcas Chandelle, Chamyto e Chambinho. A multinacional também detém as marcas Président, Cotochés e Poços de Caldas. Atualmente, o grupo é líder em captação de leite no Brasil e mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO e RJ) e tem 13 mil colaboradores diretos. Fonte: Agencia Minas

Read More »

Operação Sentinela das Estradas: Foragido da Justiça é Preso Durante Abordagem

Ação da Polícia Militar Rodoviária resulta na captura de homem com mandado de prisão expedido pela Comarca de Goiânia-GO. Durante a operação policial “Sentinela das Estradas”, a equipe do Grupo Tático Rodoviário da Polícia Militar Rodoviária abordou um ônibus que seguia com destino à cidade de Goiânia-GO. No decorrer da fiscalização de trânsito, constatou-se que um dos passageiros, um homem de 42 anos, estava foragido da justiça, possuindo um mandado de prisão expedido pela Comarca de Goiânia-GO. A condenação refere-se ao artigo 24-A da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). Diante dos fatos, o foragido foi informado de seus direitos constitucionais e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Patrocínio/MG para as demais providências da Polícia Judiciária. 🔹 Acompanhe nas redes sociais:🚔 Polícia Militar Rodoviária: Os Anjos da Guarda dos Caminhos de Minas🔗 Acesse aqui 🚔 2025: 54 anos cuidando da sua segurança nos caminhos de Minas! 🚔

Read More »

CONTATOS:

© 2025 Planeta Fm – 101.9

voltar ao topo